Economia alemã recuperou parte do ritmo de crescimento no 2º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 18 jun (Lusa) - A economia alemã recuperou parte do ritmo de crescimento no segundo trimestre depois da moderação registada no princípio do ano, segundo o boletim económico do Bundesbank de junho publicado hoje.

O banco central alemão sublinha que os fatores conjunturais que contribuíram para a desaceleração no primeiro trimestre do ano, como a forte e rara onda de gripe, desapareceram.

Contudo, o Bundesbank indica que o setor industrial não recuperou o suficiente e por isso o "ritmo expansivo do conjunto da economia não alcançará previsivelmente os altos níveis do ano passado".

O relatório considera que "depois do moderado crescimento do início do ano, a economia alemã deveria expandir de novo fortemente na primavera".

No primeiro trimestre o crescimento alemão foi de 0,3%, contra 0,6% no último trimestre de 2017.

As previsões apresentadas na passada sexta-feira pelo Bundesbank apontam para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão de 2% em 2018, contra um de 2,5% em dezembro último.

O banco prevê um crescimento económico de 1,9% em 2019 e de 1,6% em 2020.

Segundo o relatório, a expansão económica na Alemanha permanecerá ainda que a um ritmo mais lento do que em 2017 devido, entre outras questões, ao conflito comercial com os Estados Unidos.

O Bundesbank também espera que se recupere o gasto público, depois de no primeiro trimestre ter descido de forma significativa pela primeira vez em muitos anos, e considera que o consumo privado e o setor da construção vai contribuir para manter o ritmo de crescimento.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.