Coreia do Sul disponibiliza 5 mil milhões de dólares para cooperação com África

| Economia
Porto Canal com Lusa

Busan, Coreia do Sul, 21 mai (Lusa) - O Governo da Coreia do Sul anunciou hoje que vai disponibilizar 5 mil milhões de dólares em assistência financeira e cooperação económica com África nos próximos dois anos, tendo definido seis áreas prioritárias de investimento.

"A Coreia do Sul tem experiência em desenvolvimento económico e podemos aproveitar esta experiência para promover a cooperação económica com África, e também nas infraestruturas podemos dar uma vantagem competitiva, além de fortalecer o envolvimento do setor privado em áreas como as tecnologias e as 'smart cities', porque é nestas áreas que somos fortes", disse o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças coreano, Dong Yeon Kim.

Na conferência de imprensa conjunta entre o governante coreano e o presidente do BAD, que se seguiu à reunião entre os governadores do Banco e o Governo da Coreia do Sul, que decorreu hoje em paralelo aos Encontros Anuais do BAD, em Busan, Kim explicou que "os governantes africanos estiveram muito interessados na experiência de desregulamentação e reforma laboral".

A reunião dos governadores do BAD decorre esta semana na Coreia do Sul e tem como tema oficial 'Acelerando a Industrialização de África', e decorre num contexto de crescimento fraco no continente e de dívida pública excessiva.

Os Encontros Anuais são uma das maiores reuniões económicas sobre o continente africano, juntando chefes de Estado, acionistas de referência no setor público e privado, governadores dos 80 bancos centrais que são acionistas do BAD e académicos e parceiros para o desenvolvimento.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.