REN reforça rede em Trás-os-Montes com investimento de 12 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 21 jan (Lusa) -- A empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou hoje a conclusão do reforço da rede de transporte de energia entre as subestações de Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, num investimento de 12 milhões de euros.

A REN, em comunicado, referiu que concluiu um ciclo de investimento com vista ao reforça da rede de transporte de energia elétrica na região de Trás-os-Montes.

De acordo com a empresa, a intervenção concluída agora, que interliga as subestações de Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, "permite uma dupla alimentação ao conjunto de subestações da região" e representa um "investimento de 12 milhões de euros".

O traçado tem uma extensão de cerca de 35 quilómetros, no qual foram instalados mais de 100 postes de muito alta tensão.

Esta obra, segundo a REN, "permite aumentar a capacidade de receção e escoamento da produção de energia dos centros produtores hidroelétricos e eólicos em serviço e previstos para a zona e, simultaneamente garante níveis mais elevados de segurança do abastecimento à Rede Nacional de Distribuição".

Albino Marques, diretor de investimento da empresa, afirmou que esta intervenção permite "melhorar a qualidade de serviço na região e em particular nos concelhos de Valpaços, Chaves e Vila Pouca de Aguiar".

No âmbito deste projeto foi desde já incluído nos mesmos postes de muito alta tensão, em parte do seu traçado, um segundo circuito que vai potenciar no futuro um novo reforço da Rede Nacional de Transporte sem haver necessidade de criar novos traçados.

A empresa referiu ainda que, a nível ambiental, foi necessário realizar vários estudos devido à necessidade de preservar e minimizar os impactes decorrente da existência de uma área sensível para a conservação do lobo ibérico assim como a área envolvente do complexo Mineiro Romano de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.