Tapetes de sal chegam à ribeira de Viana dois meses antes da Romaria d'Agonia

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 07 jun (Lusa) - A ribeira de Viana do Castelo vai recriar, no sábado, a tradicional noite da confeção dos tapetes de sal, naquele que será "um cheirinho" da próxima edição de um dos mais típicos números da Romaria d'Agonia, anunciou a organização.

A confeção dos tapetes de sal realiza-se sempre na noite anterior ao dia da padroeira, 20 de agosto, mobilizando centenas de pessoas, sobretudo antigos moradores, por cinco ruas. A recriação deste ambiente acontecerá este sábado, à noite, e insere-se na 22.ª edição das Jornadas Populares daquela freguesia, sendo esperadas, segundo a Junta de Monserrate, 5.000 pessoas.

Como é hábito durante a romaria, é por estes tapetes que o andor da Senhora d'Agonia, padroeira dos pescadores de Viana do Castelo, regressa da também típica procissão ao mar e ao rio.

A sua preparação, que envolve cerca de 30 toneladas de sal e outros elementos decorativos, começa dez meses antes da festa, que se realiza este ano entre 16 e 20 de agosto. Contudo, o ponto alto é a sua confeção propriamente dita, à qual assistem sempre milhares de pessoas, durante toda a madrugada.

A dois meses da festa, e para tentar antecipar o ambiente vivido na chamada "noite dos tapetes", a Junta local decidiu "recriar" o momento, no sábado, com a confeção de várias "tranches" de tapetes pelas artérias da freguesia.

Serão utilizados para tal 250 sacos de sal - tingido com várias cores -, cada um com 25 quilos, entre outros elementos decorativos como serrim, verdes e artes de pesca. "Também teremos, no sábado, material, como sal e moldes, para as pessoas experimentarem, realizando o seu próprio tapete na rua", explicou a fonte.

Tal como é hábito na madrugada de 19 para 20 de agosto, a recriação da confeção será acompanhada toda a noite de sábado por tunas de estudantes, concertinas, música e bares abertos na ribeira de Viana do Castelo.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).