Canoista júnior Miguel Rodrigues (K1) conquista bronze nos Europeus de maratonas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Prado, 07 jun (Lusa) - O canoista júnior Miguel Rodrigues conquistou hoje a primeira medalha para Portugal nos Europeus de maratonas, com o bronze em K1 em Prado, Vila Verde.

O atleta do Gemeses cumpriu os 21,5 quilómetros no Rio Cávado em 1:36.07 horas, a 1.33 minutos do dinamarquês Casper Pretzmann, que se superiorizou ao compatriota Mads Pedersen por 22 segundos.

"[A medalha debronze] Sabe muito bem, é um sonho concretizado. É a minha primeira medalha internacional. Foi uma prova muito dura. Os dois dinamarqueses estavam muito fortes e a trabalhar juntos, sendo mais complicado para os adversários ir com eles. Agora vou tentar fazer um bom resultado nos Mundiais de setembro. Quem sabe, repetir um pódio, mas vai ser preciso muito trabalho para isso", disse à agência Lusa.

O jovem de Esposende e de 18 anos, que pratica canoagem desde os 10, quer seguir desporto no ensino superior e tem a ilusão de uma participação olímpica: "Sou muito novo ainda e preciso de muito trabalho para isso. Fiz alguns estágios na pista, mas optei pela maratona, disciplina que gosto mais. O sonho da carreira era ir a uns Jogos Olímpicos".

Na mesma prova, João Silva foi 13.º, a 8.26 minutos, enquanto em K1 feminino Inês Teixeira ficou num modesto 12.º lugar, com 1:35.13, a 10.47 minutos da vencedora.

Nas primeiras competições da manhã, José Machado foi quinto em C1, com 1:32.44, a 4.32 do ouro do húngaro Norbert Paufler, enquanto Flávio Tavares foi oitavo, a 15.51.

Os Europeus de maratonas reúnem cerca de 400 canoístas de 20 países. Ainda hoje, entram em ação os sub-23 Roberto Martins, Diogo Lacerda e Joana Sousa (K1), bem como Samuel Amorim e Rui Lacerda (C1).

RBA // NF.

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

PSP suspeita de No Name Boys nos desacatos em Guimarães. Investigações já estão em curso

23 portugueses foram identificados pela Polícia de Segurança Pública na sequência das perturbações na cidade por parte de adeptos do Hajduk Split. O Porto Canal avançou em primeira mão que estes portugueses se tratavam de membros da claque No Name Boys. Agora, o jornal PÚBLICO confirma que a PSP já iniciou investigações ao grupo benfiquista.

SC Tomar vai ser adversário do FC Porto na Elite Cup 

Os Campeões Nacionais de Hóquei em Patins conheceram, esta quarta-feira, o adversário para a Elite Cup: o SC Tomar. 

Adeptos croatas destroem Centro Histórico de Guimarães. Autarca da cidade contesta atuação da polícia

Foram identificados pelas autoridades 154 adeptos, entre simpatizantes do clube croata Hadjuk Split e 23 portugueses, na sequência dos desacatos que ocorreram, na noite de terça-feira, na cidade de Guimarães e que se prolongaram até à cidade do Porto.