Mediadores internacionais para o Sudão do Sul reúnem-se com chefe dos rebeldes

| Mundo
Porto Canal / Agências

Addis Abeba, 12 jan (Lusa) - Os mediadores norte-americanos e africanos no conflito do Sudão do Sul reuniram-se com o chefe dos rebeldes, Riek Machar, anuncia hoje um comunicado da rebelião.

"O enviado especial norte-americano para o Sudão e o Sudão do Sul, Donald Booth, acompanhado de mediadores regionais, deslocou-se a um local secreto no Sudão do Sul para se encontrar com Riek Machar" no sábado, pode ler-se no comunicado, assinado pelo antigo assessor de imprensa de Machar, Miyong G. Kuon.

Os negociadores, que se encontravam desde segunda-feira em Addis Abeba, tinham suspendido no sábado a sua reunião na capital da Etiópia, enquanto esperavam resposta das partes em conflito a um projeto de cessar-fogo imediato.

O conflito entre o exército do presidente Salva Kiir e os rebeldes do ex-primeiro-ministro Riek Machar começou a 15 de dezembro, tendo Kiir acusado o seu ex-vice Riek Machar de tentar fazer um golpe de Estado.

Machar acusou, por seu lado, Kiir de usar a acusação de golpe como uma desculpa para fazer um saneamento.

O principal obstáculo a uma trégua está relacionado com 11 elementos rebeldes capturados pelas forças armadas no início dos combates.

Machar quer que eles participem nas negociações, enquanto Salva Kiir quer julgá-los.

Cerca de 400.000 pessoas fugiram das suas casas devido ao conflito, que já fez "muito mais" de 1.000 mortos, segundo o último balanço da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os deslocados, 50.000 estão em países vizinhos.

FPA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.