Rahul Gandhi assume liderança do maior partido da oposição na Índia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Deli, 16 dez (Lusa) - Rahul Gandhi tornou-se hoje presidente do principal partido da oposição do país, o Partido do Congresso, consagrando as responsabilidades de uma nova geração na saga da dinastia política dos Gandhi.

Aos 47 anos, Raul Gandhi tinha sido oficialmente designado na segunda-feira para liderar o Partido do Congresso.

A sua mãe, Sonia Gandhi, de origem italiana, ocupava esse lugar há 19 anos, um recorde para o partido fundado em 1885 e que liderou a independência da Índia do império britânico em 1947.

Raul Gandhi é neto e bisneto de primeiros-ministros indianos. Representa a quarta geração da família Nehru-Gandhi, depois do seu bisavô Jawaharlal Nehru, primeiro- ministro da Índia após a independência, da sua avó, Indira Gandhi, assassinada em 1984, e do seu pai, Rajiv Gandhi, morto num atentado em 1991.

Sonia Gandhi, num discurso na cerimónia da tomada de posse realizada hoje, descreveu o filho como uma nova esperança para o partido.

O partido de Gandhi sofreu derrotas humilhantes nas recentes eleições estaduais, apesar das suas campanhas ativas para reconquistar o apoio.

Raul Gandhi deverá fazer frente a Narendra Modi, quando este procurar a reeleição para um segundo mandato enquanto primeiro-ministro nas eleições de 2019.

Narendra Modi e o partido nacionalista hindu, Bjaratiya Janata Party (BJP), obtiveram em 2014 a maioria absoluta, pela primeira vez nos últimos 30 anos, na câmara baixa do parlamento nas legislativas, com a promessa de criação de empregos e relançamento do crescimento económico.

FV // FV

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.