Zimbabué: Dezenas de milhares de pessoas para tomada de posse de Emmerson Mnangagwa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Harare, 24 nov (Lusa) - Dezenas de milhares de pessoas estavam reunidas hoje no estádio de Harare para assistir à cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do país, Emmerson Mnangagwa.

Esta cerimónia tem lugar três dias depois da histórica demissão de Robert Mugabe ao fim de 37 anos no poder e sob pressão do exército, da rua e do partido, o ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabué -- Frente Patriótica), que convocou todos os cidadãos do país a irem ao Estádio Nacional a partir das 08:30 (06:30 em Lisboa) para a investidura.

Mugabe não assistirá à posse de Mnangagwa e responsáveis da ZANU-PF disseram que o antigo Presidente vai ficar no país, depois da promessa das autoridades de que se encontra seguro e o legado como herói da independência do Zimbabué será mantido, indicou a agência noticiosa Associated Press.

Durante muito tempo considerado o delfim de Mugabe, Emmerson Mnangagwa, de 75 anos, foi demitido em 06 de novembro - por intervenção da então primeira-dama, Grace Mugabe, que esperava suceder ao marido - e abandonou o país por razões de segurança.

O seu afastamento provocou na noite de 14 para 15 de novembro um golpe dos militares, que se opunham à chegada ao poder de Grace Mugabe.

Emmerson Dambudzo Mnangagwa, de 75 anos, vai tornar-se no terceiro Presidente da história do Zimbabué, país que acedeu à independência em 1980 após a então Rodésia de Ian Smith, e enfrenta numerosos desafios políticos e económicos.

DM (PAL/JSD) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.