Milhares de pessoas estão a abandonar uma cidade no Sudão do Sul - Nações Unidas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, 31 dez (Lusa) -- Milhares de pessoas estão a abandonar a cidade de Bor, no Sudão do Sul, temendo um ataque das forças rebeldes, segundo as Nações Unidas.

"Milhares de civis estão a dirigir-se para norte, na estrada para Juba", a capital, adiantou Martin Nesirky, um porta-voz da ONU, acrescentando que o número de pessoas instaladas no complexo das Nações Unidas em Bor, capital do estado de Jonglei, diminuiu de 17 mil, na semana passada, para oito mil, contabilizados nesta segunda-feira.

No total, ascendem a 75 mil as pessoas que já procuraram refúgio nas instalações da missão da ONU no Sudão do Sul, adiantou o presidente em exercício do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador francês Gérard Araud.

A cidade de Bor -- maioritariamente controlada pelo governo - tem estado no centro do sangrento conflito que opõe as forças do presidente Salva Kiir e os apoiantes do ex-vice-presidente Riek Machar, que já causou mais de mil mortos.

O porta-voz da ONU adiantou que aviões de reconhecimento da organização sinalizaram "grandes" grupos de jovens armados e militares que desertaram das fileiras leais a Kiir.

"Podemos assumir que a motivação principal [dos que estão a sair de Bor] é o receio de um ataque destes grupos", mencionou.

Os Médicos Sem Fronteiras confirmaram que milhares de pessoas vindas de Bor estão a chegar a Awerial, no estado vizinho de Lakes.

As Nações Unidas estão "extremamente preocupadas com os indícios crescentes de violações do direito internacional e dos direitos humanos" no Sudão do Sul.

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, falou com o presidente Kiir na segunda-feira, apelando para que cumpra a promessa de libertar prisioneiros políticos.

Segundo um comunicado, ambos conversaram também sobre o reforço da missão de paz da ONU no Sudão do Sul, na sequência das objeções levantadas por Kiir à presença de tropas de alguns países.

SBR // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.