Aldeia de xisto em Penela cria zona de proteção ambiental em ação de voluntariado

| País
Porto Canal com Lusa

Penela, Coimbra, 10 nov (Lusa) - A Associação de Moradores da Ferraria de São João, uma aldeia de xisto do concelho de Penela, promove no fim de semana uma ação de voluntariado para a criação de uma zona de proteção ambiental.

Esta aldeia do distrito de Coimbra ficou cercada pelas chamas do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no dia 17 de junho e que provocou 64 mortos, tendo os seus moradores se mobilizado em torno de um projeto comum de defesa do aglomerado habitacional.

O projeto "tem como objetivos principais o corte dos eucaliptos numa faixa de 100 metros das casas, a substituição destes eucaliptos por árvores autóctones, de forma ordenada e a implementação uma gestão conjunta e sustentável dos terrenos desta zona", refere a associação, em comunicado enviado à agência Lusa.

No sábado e no domingo, a Associação de Moradores da Ferraria de São João vai dar continuidade à fase seis do projeto, com uma ação de voluntariado que consiste na implementação de medidas contra a erosão solo (nivelamento do terreno e construção de barreiras), plantação de árvores de espécies autóctones e colocação de um sistema de proteção às árvores plantadas.

A iniciativa "Fazer Acontecer" vai contar com 170 voluntários de todo o país, 110 no domingo e 60 no sábado, disse à agência Lusa Catarina Canha, da organização.

"Já temos o terreno marcado com as curvas de nível e, no sábado, vamos proceder à construção de barreiras de retenção de água e terras, e, no domingo, vamos plantar 60 árvores", adiantou.

O objetivo, no final do projeto, é ter uma zona de proteção ambiental com um milhar de árvores autóctones.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".