CTT conclui encerramento de 124 estações e abertura de 78 postos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) - Os CTT estão a terminar o processo de reorganização da rede dos correios, que representa o fecho de 124 estações e a abertura de 78 postos de correio, disse hoje à Lusa o presidente do Conselho de Administração.

"O processo está a acabar, fizemos uma reorganização da rede e vamos fechar 124 estações de correio e abrir 78 postos", afirmou Francisco de Lacerda, em entrevista à Lusa.

A diferença entre estes dois modelos é que as estações pertencem aos CTT, enquanto os postos são atividade de correios ligados a parceiros, "muitos deles juntas de freguesia e comércios", explicou.

Apesar do fecho de mais de uma centena de estações de correios, Francisco de Lacerda sublinhou que o grupo CTT continua com "cerca de 2.500 lojas espalhadas pelo país".

Este processo de reorganização, garantiu, "está a terminar", faltando "ainda entre meia dúzia e uma dúzia" que estará por dias.

"Estão em fase de finalização, mas já acordados, não há questões com entidades locais em relação a estas, mas nos próximos dias fica tudo pronto", sublinhou.

Sobre quanto os CTT vão poupar com o fecho das estações, Francisco de Lacerda escusou-se a adiantar números.

Questionado sobre como tem corrido este processo em relação às juntas de freguesia, o gestor respondeu que têm corrido bem.

"A vivência com as juntas [de freguesia] tem sido positiva para ambas as partes", afirmou Francisco de Lacerda, adiantando que os CTT têm um protocolo com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) que define um padrão para aquelas que ficam com um posto dos correios sob a sua alçada.

No caso das juntas de freguesia não pretenderem ter um posto dos correios, este pode ser instalado num espaço de comércio. "Esta preocupação de falarmos com as autarquias e com as juntas tem existido permanentemente", disse.

Questionado sobre a razão do fecho das estações de correios, explicou que o "pano de fundo para esta decisão é uma redução da utilização" das mesmas.

"Gostava de deixar claro que as estações de correios são uma rede separada da rede que acaba nos carteiros e isso é independente do que se passa nas estações", disse, adiantado que o grupo CTT conta atualmente com mais de 5.100 carteiros.

Francisco de Lacerda acrescentou que os CTT fazem uma "medição regular das receitas e dos custos de todas as estações" e que em algumas delas foi detetado uma "redução de movimento" e que "os custos estavam a subir bastante para cima".

Lembrou que os postos de correios em Portugal já existem há 60 anos em Portugal.

O grupo CTT conta com 1.850 postos de correio, dos quais 828 em acordo com as juntas de freguesia, o que permite "estar próximo das populações".

Muitos destes postos de correios estão instalados em zonas de comércio, o que poderá levantar receios entre a população local sobre as garantias de qualidade ou confidencialidade.

Questionado sobre estes receios, o responsável disse ser "natural" as pessoas reagirem quando há mudanças e adiantou que o serviço público e a confidencialidade estão garantidos.

Sobre a forma como estes postos podem garantir o pagamento de pensões, um dos serviços prestados, além de pagamentos de vales ou cobrança de faturas, adiantou que a circulação do dinheiro continua a ser feita pelos CTT "através dos circuitos" da empresa.

Em relação aos trabalhadores, o presidente da empresa garantiu que "as pessoas que deixaram de trabalhar nas estações que foram encerradas continuam a ter o seu emprego nos CTT", passando a estar afetos a uma estação próxima "dentro de um limite de quilómetros pequeno e são absorvidos por outras atividades".

O grupo conta atualmente com mais de 11 mil trabalhadores em Portugal.

Os sindicatos dos correios convocaram uma greve nacional nos CTT para 07 de junho, próxima sexta-feira, em protesto contra a privatização da empresa e em defesa de um serviço público de qualidade.

ALU // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.