EUA enviam fuzileiros para o Uganda devido à insegurança no Sudão do Sul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 25 dez (Lusa) -- As forças armadas norte-americanas instalaram na terça-feira no Uganda uma equipa de fuzileiros para preparar possíveis novas retiradas de cidadãos nacionais do Sudão do Sul devido ao conflito armado, segundo um responsável do Pentágono.

Um pequeno contingente de fuzileiros e um avião C-130 foram destacados do Djibuti para Entebbe no Uganda, indicou o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren, citado pela AFP.

"Isto vai dar ao comandante opções adicionais e a possibilidade de responder mais rapidamente em caso de necessidade se for preciso ajudar a proteger o pessoal e as instalações norte-americanas" no Sudão do Sul, acrescentou numa mensagem de correio eletrónico, precisando que o destacamento foi realizado com a cooperação das autoridades ugandesas.

Na segunda-feira, o Pentágono anunciou o destacamento de uma unidade especial de 150 fuzileiros para o Djibouti, onde se encontra uma base militar norte-americana, assim como aviões e helicópteros.

O exército norte-americano enviou 47 soldados para Juba, a capital do Sudão do Sul, para reforçar a segurança na Embaixada dos Estados Unidos.

Na terça-feira, o secretário de Estado dos EUA John Kerry pediu ao Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e ao seu ex-vice-presidente Riek Machar para pararem de lutar e negociarem.

Igualmente na terça-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o envio de mais quase 6.000 capacetes azuis para reforçar a missão da ONU no Sudão do Sul e proteger de forma mais eficaz os civis.

FV (JPF) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.