Furacão Maria diminui para categoria 4, mas ainda "é perigoso"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Miami, 19 set (Lusa) -- O furacão Maria, que hoje chegou a Dominica, está a enfraquecer ligeiramente, tendo descido da categoria 5 para a 4, mas ainda é "extremamente perigoso", segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

O furacão Maria atingiu a intensidade máxima, numa escala de 5, na noite de segunda-feira.

O olho do furacão Maria tocou hoje terra na ilha francesa de Dominica, nas Antilhas Menores, com ventos máximos de até 260 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro daquela ilha das Caraíbas, Roosevel Skerrit, disse hoje que os habitantes da Dominica "perderam tudo o que podiam ter perdido" após a passagem do furacão Maria.

"Os ventos arrancaram os telhados [das habitações] de quase todas as pessoas com quem falei ou estive em contacto", escreveu Skerrit na sua página de Facebook, lançando um apelo a "todo o tipo de ajuda".

Além da ilha Dominica foram emitidos avisos de furacão em Porto Rico, Guadalupe, St. Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica.

Entretanto, as autoridades da região francesa de Guadalupe ordenaram a evacuação das zonas de risco.

DD (FV/AJO) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.