Tufão Talim causa dois mortos e três desaparecidos no Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 19 set (Lusa) -- Duas pessoas morreram e três escontinuavam hoje desaparecidas na sequência da passagem do tufão Talim pelo Japão, onde causou distúrbios na rede de transportes devido às chuvas e ventos fortes no arquipélago.

Convertido num sistema de baixa pressão atmosférica depois de ter passado no domingo a tempestade tropical, o Talim encontrava-se na madrugada de hoje no extremo sul da ilha russa de Sacalina, a norte da ilha nipónica de Hokkaido, segundo os dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O 18.º tufão da temporada no Pacífico tocou terra na ilha meridional de Kyushu no passado domingo antes de atravessar o oeste e centro nipónico e atingir Hokkaido na segunda-feira.

Duas pessoas morreram, três estão desaparecidas e mais de 50 ficaram feridas devido aos ventos e chuvas fortes que causaram deslizamentos de terra e inundações ao longo de todo o arquipélago japonês, indicou a estação de televisão pública NHK.

As vítimas mortais são uma mulher de 86 anos, que morreu em Kagawa (norte da ilha de Shikoku), na sequência de um deslizamento de terra, e um homem com cerca de 60 anos, arrastado para um rio dentro de um carro, em Kochi, também em Shikoku.

As autoridades locais de Kochi e Oita (na ilha de Kyushu) procuram três homens que continuam desaparecidos após terem abandonado as suas residências durante o temporal.

As chuvas fortes causaram graves inundações e deslizamentos de terras, como os registados em Oita, onde o lodo chegou a obstruir as estradas e deixou isolados cerca de 700 lares, segundo a NHK.

À sua passagem pelo Japão, o Talim também causou importantes alterações na rede de transporte do arquipélago nos últimos dois dias.

Mais de um milhar de voos nacionais foram cancelados entre o domingo e na segunda, e a rede de comboios -- tanto a de alta velocidade como a local -- e as ligações por 'ferry' também foram afetadas.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.