Socialistas espanhóis propõem criação de Centro Nacional de Desaparecidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 13 set (Lusa) -- Os socialistas espanhóis anunciaram hoje que vão promover uma série de iniciativas para a criação de um Centro Nacional de Desaparecidos, para evitar que este problema, que provoca um grande sofrimento a muitas famílias, seja "invisível e esquecido".

A primeira vice-presidente da comissão do Interior do parlamento, Ana María Botella, recordou que em Espanha há 4.164 buscas ativas de desaparecidos, de um registo de 121.112 denúncias.

A deputada do PSOE anunciou que o seu grupo trabalhará para que este centro se torne uma realidade o mais brevemente possível e "seja dotado de meios humanos, materiais e policiais, assim como de orçamento em 2018".

Ana María Botella criticou que nesta legislatura "tenha diminuído o interesse do Governo" sobre este assunto, apesar de o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido, anunciar que "o iria impulsionar".

A responsável reuniu-se hoje com o presidente e a diretora da Fundação Quem Sabe Onde Global, Paco Lobatón e Anabel Carrillo, no âmbito das reuniões que manterá com associações de desaparecidos.

Por seu lado, Lobatón pediu "propostas de ação" para a criação do citado Centro Nacional de Desaparecidos, para que seja "algo mais que um observatório".

O representante da organização considerou ser fundamental que o problema das pessoas desaparecidas seja tratado como "um problema social" e, portanto, "deveria ser valorizada como uma questão de Estado".

Lobatón recordou que uma das principais reivindicações das associações é que "haja um cruzamento de informação de pessoas desaparecidas e de restos humanos", assim como a melhoria das bases de dados com que trabalham as forças de segurança do Estado.

JH// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.