Preços na Produção Industrial caem 0,9% em Novembro face homólogo - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) -- Os preços na produção industrial caíram em novembro, pelo quarto mês consecutivo, registando uma quebra homóloga de 0,9%, embora a queda tenha abrandado face à registada em outubro, segundo o INE.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que a descida nos preços da produção industrial em novembro ficou 0,3 pontos percentuais acima da queda observada em outubro.

Os grandes responsáveis pela descida do índice total foram os agrupamentos de Energia e de Bens de Consumo, que caíram 1,9% e 1,1% em outubro, respectivamente, face à variação homóloga observada em outubro (-4,1% e -0,3%, pela mesma ordem).

Em termos mensais, a variação do índice de preços na produção industrial em novembro foi negativa em 0,3%, contra uma queda de 0,6% mo mesmo mês de 2012, mas superior em 0,1 pontos percentuais face ao mês de outubro passado.

Na secção das Indústrias Transformadoras os preços caíram 1,8% em novembro em termos homólogos, quando a variação do índice foi negativa em 2,2% no mês de outubro.

Em novembro, de acordo com o INE, o contributo daquela secção para a variação do índice total foi de -1,5 pontos percentuais.

JS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.