Irão só precisa de cinco dias para voltar a enriquecer urânio a 20%

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 22 ago (Lusa) - O responsável pelo programa nuclear do Irão afirmou que o país só precisa de cinco dias para aumentar o nível de enriquecimento de urânio para 20%, possibilitando a utilização em armas atómicas, indicou hoje a televisão estatal iraniana.

"Se decidirmos, podemos retomar o enriquecimento a 20% em cinco dias no máximo ", afirmou Ali Akbar Salehi, citado no 'site' da televisão estatal iraniana.

O Irão desistiu de grande parte da reserva de urânio enriquecido a 20%, no âmbito do acordo nuclear de 2015 com as potências ocidentais, os cinco membros-permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido), Alemanha e União Europeia.

O acordo, que suspendeu as sanções aplicadas ao Irão, limita o enriquecimento de urânio num nível inferior a 5%.

Teerão declarou sempre que o programa nuclear tem fins pacíficos.

EJ // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.