Espanha: Presidente da Câmara de Barcelona diz que não seria possível evitar um atentado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, 19 ago (Lusa) -- A presidente da Câmara de Barcelona defendeu hoje que não seria possível evitar um atentado como o de quinta-feira, porque se houvesse barreiras no acesso norte às Ramblas, os terroristas teriam conseguido entrar por outro lado.

Numa conferência de imprensa na autarquia, onde hoje se abriu a principal sala para que os cidadãos possam assinar um livro de condolências às vítimas do ataque, Ada Colau disse que os especialistas em segurança confirmaram, no próprio dia do atentado, que não teria sido possível evitá-lo.

"Os próprios especialistas policiais disseram, no próprio dia do atentado, que mesmo que tivéssemos barreiras, uma furgoneta pequena poderia entrar pela lateral, ou pela rua do lado", afirmou, em resposta a uma pergunta sobre a ausência de barreiras no topo da Rambla, junto à praça da Catalunha, por onde entrou a furgoneta que na quinta-feira atropelou mortalmente 13 pessoas e feriu mais de cem.

FPA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.