Prémio Pessoa 2013: Vencedora representa cientistas que inspiram outros - júri

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 dez (Lusa) - A investigadora Maria Manuel Mota, Prémio Pessoa 2013, representa "um tecido de jovens cientistas portugueses que inspira os novos a querer fazer ciência", afirmou hoje Maria de Sousa, membro do júri do galardão.

"Por cima dessas pessoas há o aviso ao país, e ao Governo, que há uma administração da Ciência, neste momento, pode dizer-se, que é insuficiente, para não dizer incompetente", sublinhou a também investigadora na área da imunologia.

O anúncio do galardoado da 27ª edição do prémio - no valor de 60.000 euros - decorreu hoje, no Palácio dos Seteais, em Sintra.

Maria Manuel Mota, de 42 anos, licenciou-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolveu estudos sobre a malária e trabalha atualmente no Instituto de Medicina Molecular.

Na ata do júri é destacado "o seu empenho entusiástico no que se pode chamar de cidadania da ciência", uma vez que é também fundadora e presidente da Associação Viver a Ciência, que "tem como objetivo encorajar a filantropia em Portugal".

AG/SS (NL) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

É a primeira vez que é avistado um meteoro em Portugal?

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar o céu português e espanhol no final da noite deste sábado.

Semana volta a arrancar com descida no preço dos combustíveis. Confira onde custam menos no Porto

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.