Prémio Pessoa 2013: Maria Manuel Mota atribui galardão à ciência que se faz em Portugal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 dez (Lusa) -- A cientista Maria Manuel Mota, hoje distinguida com o Prémio Pessoa, atribuiu este galardão "a todos os cientistas a fazer ciência em Portugal".

Em declarações à agência Lusa, a investigadora confessou que recebeu a notícia do prémio com "completa surpresa"."Era algo que não imaginava que pudesse acontecer".

"Fico muito satisfeita que a sociedade portuguesa considere que a nossa equipa está a fazer um bom trabalho, que merece ser reconhecido, e que isso tem impacto no país, isso dá-nos um grande entusiasmo, uma vontade de continuar a fazer o que podemos fazer melhor: descobrir alguma estratégia para combater a malária", disse.

A investigadora no Instituto de Medicina Molecular (IMM) reconhece que o prémio representa também "uma grande responsabilidade".

Temos de "pensar o que podemos contribuir mais para a sociedade portuguesa", disse.

Maria Manuel Mota enalteceu "a ascensão magnífica" que a ciência teve nos últimos 15-20 anos e, a esse propósito, dedica este prémio a "toda a comunidade científica portuguesa ou cientistas a fazer ciência em Portugal".

A cientista deixa ainda um alerta: Esta ascensão "não pode desacelerar e obviamente que, nas condições que o país está a atravessar, a ciência também sofre com isso".

SMM // SO.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.