Fogo em Vila Velha de Ródão está controlado mas com muitos pontos quentes - Autarca

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, 26 jul (Lusa) - O fogo que lavra em Vila Velha de Ródão está ao início da tarde "controlado", apesar de existirem "muitos pontos quentes" que obrigam a uma atenção permanente, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da Câmara local.

"O fogo está controlado. Existem muitos pontos quentes que obrigam a uma atenção muito grande. Tínhamos uma zona mais complicada junto ao Perdigão, já praticamente controlada. A fase agora é mais de prevenção, mas o fogo está neste momento sob controlo em toda a sua área", explicou José Manuel Alves.

O autarca sublinhou que durante a tarde e com o aumento da temperatura o momento é de "grande vigilância" e "controle dos pontos quentes".

"Se não houver cuidado, sujeitamo-nos a que haja reacendimentos", disse.

José Manuel Alves explicou que durante toda a noite foi feito um trabalho "muito intenso e muito bom", cujos resultados são visíveis.

"O incêndio não está extinto, mas conseguiu-se controlar aquilo que parecia incontrolável", sublinhou.

O autarca elogia ainda o trabalho feito pelos bombeiros no terreno, bem como a coordenação, com a colocação de meios no terreno.

"Várias máquinas de rasto trabalharam durante a noite e deram uma grande ajuda e algum conforto aos operacionais", frisou.

O incêndio deflagrou às 17:55 de segunda-feira, na freguesia de Santo André das Tojeiras, em Castelo Branco, tendo passado posteriormente para o concelho de Vila Velha de Ródão e também para o concelho de Nisa, no distrito de Portalegre.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 14:14, estavam no terreno 443 operacionais, 152 meios terrestres e quatro meios aéreos.

CAYC // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.