Bombeiros profissionais apelam para disponibilidade de associados de férias ou de folga

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 jul (Lusa) - A associação e o sindicato de bombeiros profissionais (ANBP/SNBP) apelaram hoje a todos os bombeiros profissionais para que se disponibilizem junto dos seus quartéis para combaterem os incêndios da região centro.

O apelo é dirigido a todos os bombeiros municipais, sapadores e profissionais das associações humanitárias que se encontrem de folga ou de férias.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais estão a pedir a todos os bombeiros profissionais para que se disponibilizem, junto dos seus quartéis, para integrar as forças que seguem para combater os grandes incêndios do centro do país.

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, disse à agência Lusa que este apelo foi também feito durante os incêndios de 2003 e 2005 e deu bons resultados.

"Num momento difícil em que o que está em causa o património natural de todos e em que há vidas em risco, urge a necessidade de união e de solidariedade entre todos os portugueses, no geral, e entre os bombeiros em particular na defesa de uma causa comum: a vida das populações", refere a ANBP/SNBP no apelo lançado na rede social Facebook.

Fernando Curto adiantou que há muitos bombeiros profissionais que estão de folga ou de férias, que se podem disponibilizar para colaborar no combate aos grandes incêndios que atingem a região centro.

CMP // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Aurora boreal pintou o céu de Portugal e pode voltar este fim de semana

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana.

Final da eurovisão acontece este sábado marcada pelos conflito em Gaza

A final do 68.º Festival Eurovisão da Canção é disputada este sábado, em Malmö, na Suécia, por 26 países, Portugal incluído, com a Croácia, Israel e Suíça como favoritas à vitória de uma edição marcada pelo conflito israelo-palestiniano.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.