Fogo de Vila Velha de Ródão obriga à evacuação da aldeia de Riscada

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, 26 jul (Lusa) - O incêndio que passou hoje à tarde de Mação para o concelho de Vila Velha de Ródão dirige-se para a aldeia de Riscada, localidade que já foi evacuada por precaução, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão.

"Em Gardete já ardeu tudo o que havia para arder e o fogo já vai em direção à Riscada, aldeia que já foi evacuada por precaução", explicou o vice-presidente deste município do distrito de Castelo Branco, José Manuel Alves.

Os 12 habitantes desta localidade já foram levados para o Fratel, mais a norte no concelho.

O autarca indicou que o fogo que veio de Mação também já passou para o distrito de Portalegre.

José Manuel Alves adiantou à agência Lusa que o fogo que deflagrou no domingo no município de Castelo Branco, passou para Vila Velha de Ródão e na terça-feira passou o rio Tejo junto ao monumento natural de Portas de Ródão, para o concelho de Nisa, "voltou a entrar em Vila Velha de Ródão e dirige-se para o Salgueiral".

No entanto, neste caso o combate "está a ser eficaz".

O autarca não exclui a possibilidade de terem ainda de ser evacuadas mais aldeias e mostrou-se convencido de que o fogo vindo de Mação se vai encontrar com o de Vila Velha de Ródão na zona de Nisa (distrito de Portalegre).

CAYC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.