Detido juiz venezuelano um dia após nomeação para tribunal supremo paralelo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 23 jul (Lusa) -- Um dos 33 magistrados do Tribunal Supremo paralelo formado na Venezuela pela oposição do Presidente Nicolás Maduro foi detido no sábado, anunciou o Parlamento, onde a oposição detém a maioria.

A informação sobre a detenção de Angel Zerpa Aponte foi divulgada na conta do Parlamento na rede social Twitter.

"Condenamos a detenção arbitrária pelos serviços de segurança deste magistrado eleito constitucionalmente", disse o presidente do parlamento, Julio Borges.

O Parlamento empossou, na sexta-feira, 33 magistrados para formar um Tribunal Supremo de Justiça paralelo, durante uma sessão pública numa praça de Caracas.

A oposição estima que os juízes atuais do Tribunal Supremo foram designados ilegalmente pela antiga maioria chavista (designação derivada do nome de Hugo Chavez, Presidente desde 1999 até à sua morte em 2013).

O Parlamento é controlado pela oposição de Nicolás Maduro desde as eleições legislativas de dezembro de 2015.

FV // FV

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.