Timor-Leste: Votação decorre com normalidade e sem incidentes - UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 22 jul (Lusa) - As eleições legislativas timorenses estão a decorrer de forma exemplar, com os procedimentos seguidos corretamente, sem queixas e com o direito dos cidadãos a ser garantido, declarou hoje a chefe da missão de observação da UE.

"Podemos dizer que até agora está a ser uma eleição exemplar. A abertura fez-se a tempo em todas as mesas, os materiais distribuíram-se corretamente, os procedimentos foram seguidos corretamente, houve transparência total, sem obstáculos e sem qualquer queixa na abertura", afirmou a eurodeputada basca Izaskun Bilbao Barandica.

A UE tem em Timor-Leste uma equipa de 45 pessoas a acompanhar a votação nos 13 municípios do país, não se detetando para já quaisquer queixas. Até agora, foram apenas detetados os casos de quatro cidadãos cujos nomes não constavam dos cadernos eleitorais.

A eurodeputada disse que quatro partidos parecem ter o maior número de fiscais presentes nos locais de votação - Fretilin, CNRT, PD e Khunto - e que a participação parece estar a ser idêntica a registada nas presidenciais de 20 de março.

"A avaliação geral foi de 'muito bom' em 80% dos casos e de 'bom' em 20%. Desejamos que o dia corra igualmente bem e felicitamos o povo de Timor", disse.

As urnas encerram em Timor-Leste às 15:00 (07:00 em Lisboa).

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.