Portugal procura 'meias' no primeiro duelo com Nova Zelândia

| Desporto
Porto Canal com Lusa

São Petersburgo, Rússia, 22 jun (Lusa) - A seleção portuguesa de futebol defronta sábado, em São Petersburgo, a Nova Zelândia, num jogo em que uma vitória garante automaticamente o apuramento para as meias-finais da Taça das Confederações, na terceira e última jornada do Grupo A.

Naquele que irá ser o primeiro duelo de sempre entre as duas seleções, Portugal entra em campo como 'super favorito', com a certeza que só depende de si para chegar à próxima fase do torneio dos campeões e, sabendo que uma goleada garantirá, em princípio, o primeiro lugar do agrupamento.

Mesmo que o líder México (4-3 em golos) vença a Rússia no outro jogo do grupo, os campeões europeus (3-2) conseguem assegurar a liderança do grupo se tiverem melhor diferença de golos ou mais tentos marcados do que os mexicanos.

A seleção nacional estreou-se com um empate face ao México (2-2), depois de estar a vencer por 1-0 e 2-1, em Kazan, e na segunda jornada bateu a anfitriã Rússia por 1-0, em Moscovo.

Por seu lado, a Nova Zelândia perdeu com os russos por 2-0 e com os mexicanos por 2-1.

No Estádio Krestovsky, perante aquela que é teoricamente a equipa mais 'frágil' da competição, o selecionador Fernando Santos já sabe que não vai poder contar com Raphäel Guerreiro, que saiu lesionado com alguma gravidade do jogo com a Rússia e é quase certo que vai falhar o resto do torneio.

O técnico, de 62 anos, deverá aproveitar para efetuar algumas alterações e sobretudo refrescar a equipa, já que o encontro com os neozelandeses será o terceiro em apenas seis dias.

Rui Patrício, Cédric, Pepe, William Carvalho, André Gomes e Cristiano Ronaldo foram utilizados a tempo inteiro nos primeiros dois jogos e poderão ser poupados por Fernando Santos.

João Moutinho, que não foi opção em Moscovo, prepara-se para somar o seu 100.º jogo pela seleção nacional, enquanto Nani, que também não defrontou a Rússia, pode igualar Fernando Couto no terceiro lugar da lista, com 110 encontros.

A Nova Zelândia, representante da Oceânia, está a viver a quarta participação na Taça das Confederações, prova em que ficou sempre no último lugar e em que também nunca somou qualquer vitória. Apenas por uma vez fugiu à derrota, quando empatou a zero com o Iraque, em 2009, na África do Sul.

Comandada pelo inglês Anthony Hudson, a Nova Zelândia ainda chegou ao intervalo a vencer o México, na última ronda, graças a um golo de Chris Wood, a estrela da equipa, mas acabou por permitir a reviravolta.

O avançado do Leeds United foi o melhor marcador da segunda divisão inglesa (Championship), com 27 golos, e promete ser a maior ameaça para a defensiva portuguesa.

Portugal vai iniciar a terceira e última jornada do Grupo com quatro pontos, os mesmos do México, enquanto a Rússia tem três e Nova Zelândia não tem nenhum, estando já impossibilitada de chegar às meias-finais.

O Nova Zelândia-Portugal está agendado para as 18:00 locais (16:00 em Lisboa).

LG // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Já são conhecidas as duas equipas que vão discutir título da Liga Europa

A Liga Europa de 2023/24 vai ser discutida entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen. Os italianos bateram esta quinta-feira o Marseille por 3-0 (4-1 na eliminatória), enquanto que os alemães continuaram a senda imbatível com empate ao cair do pano (2-2), garantindo a passagem à final no agregado das duas mãos (4-2). O jogo decisivo está marcado para 22 de maio, em Dublin, na Irlanda.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.