Três escritores brasileiros disputam Grande Prémio Portugal Telecom

| País
Porto Canal / Agências

São Paulo, 05 dez (Lusa) - Os escritores brasileiros José Luiz Passos, Eucanaã Ferraz e Cíntia Moscovich disputam hoje (madrugada de quinta-feira em Lisboa) o 11º Grande Prémio Portugal Telecom, após serem os primeiros colocados nas categorias romance, poesia e conto/crónica.

O único finalista português, Valter Hugo Mãe, concorre com o romance "O filho de mil homens".

José Luiz Passos venceu nessa categoria com "O sonâmbulo amador" (Alfaguara).

Na poesia, venceu Eucanaã Ferraz, com "Sentimental" (Companhia das Letras), e em conto/crónica, Cíntia Moscovich foi destinguida, com "O tempo em estado sólido" (Record).

O prémio foi apresentado este ano pelos autores brasileiros Camila Morgado e Mateus Nachtergaele.

Durante o evento foi anunciado o lançamento de "O Livro das Palavras", uma coletânea de entrevistas com os vencedores das últimas dez edições do concurso, entre eles Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares.

Desde o ano passado, o Prémio Portugal Telecom divide-se em três categorias - poesia, romance e conto/crónica - e inclui também um Grande Prémio, a atribuir entre os vencedores de cada uma das categorias.

Ao todo, para esta edição, inscreveram-se 450 autores, com obras publicadas no Brasil em 2012.

Os prémios em cada categoria têm o valor de 50 mil reais (cerca de 16 mil euros), assim como o Grande Prémio.

A curadoria desta edição do prémio é formada pela consultora literária da Portugal Telecom, Selma Caetano, coordenadora, pelo poeta Antonio Carlos Secchin, que intervém na categoria poesia, o escritor Luiz Ruffato, para o romance, e pelo também escritor Marcelino Freire, na categoria conto/crónica.

FYB // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.