Manuel Clemente reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, 26 abr (Lusa) -- O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, foi hoje reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na assembleia plenária do episcopado português que está reunido até quinta-feira em Fátima, distrito de Santarém.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto, foi reeleito vice-presidente e o padre Manuel Barbosa mantém-se como secretário.

A assembleia plenária aprovou ainda a continuidade dos bispos de Viana do Castelo, Anacleto Gonçalves de Oliveira, e de Coimbra, Virgílio Antunes, como vogais do Conselho Permanente.

Passam também a fazer parte deste órgão da CEP os bispos José Ornelas (Diocese de Setúbal), Antonino Dias (Portalegre-Castelo Branco) e José Cordeiro (Bragança-Miranda).

O secretário e porta-voz da CEP, Manuel Barbosa, adiantou que para presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana foi eleito António Francisco dos Santos, bispo do Porto, enquanto a Comissão Episcopal do Laicado e Família é assumida por Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, e a das Vocações e Ministérios transita para António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto.

Mudanças registaram-se também na Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, que está agora nas mãos do bispo de Angra, João Lavrador, e na Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, que passa a ser tutelada pelo bispo de Aveiro, António Moiteiro.

O bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, continua responsável pela Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, e na Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e de Segurança.

O delegado da CEP para as Relações Bispos/Vida Consagrada é agora António Couto, bispo de Lamego, e o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, foi eleito para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia.

O presidente da CEP, Manuel Clemente, foi eleito a 19 de junho de 2013, numa assembleia plenária extraordinária, após a aceitação, pelo papa Francisco, do pedido de resignação de José Policarpo e da consequente nomeação do novo patriarca de Lisboa.

No ano seguinte, a 29 de abril, Manuel Clemente foi reeleito presidente da CEP, e o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, vice-presidente.

O mandato dos novos órgãos da CEP termina em 2020.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.