Kremlin respeita resultados e espera relações "mutuamente benéficas"
Porto Canal com Lusa
Moscovo, 24 abr (Lusa) -- O Kremlin anunciou hoje o seu respeito pelos resultados da primeira volta das eleições presidenciais em França, manifestando o desejo de relações "mutuamente benéficas" entre Paris e Moscovo.
"Respeitamos a escolha dos franceses. Somos partidários da existência de boas relações, mutuamente benéficas" com a França, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência Ria Novosti.
A segunda volta das eleições presidenciais em França vai colocar frente a frente o antigo ministro Emmanuel Macron e a dirigente da extrema-direita Marine Le Pen.
Le Pen foi recebida no final do mês de março em Moscovo pelo Presidente russo, Vladimir Putin.
Os dados da primeira volta das eleições presidenciais em França, quando estavam apurados 97% dos votos, indicam que o centrista Emmanuel Macron venceu a primeira volta com quase mais 2,5 pontos percentuais do que a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.
Segundo os dados do Ministério do Interior, quando faltam apurar apenas 3% dos votos, Macron obteve 23,86%, enquanto Le Pen conquistou 21,43%.
Macron e Le Pen disputarão a presidência na segunda volta, dentro de duas semanas, a 07 de maio.
Em terceiro lugar ficou o conservador François Filon, com 19,94%, enquanto Jean-Luc Mélenchon (esquerda) obteve 19,62% dos votos.
O socialista Benoît Hamon obteve uma derrota histórica para o seu partido, com 6,35% dos votos.
O candidato liberal já recebeu o apoio de outros candidatos presidenciais derrotados e, de acordo com projeções, Macron irá derrotar a candidata de extrema-direita com mais de 60% dos votos.
SO // SB
Lusa/fim