Campanha de Marine foi "demasiado descontraída" - Jean-Marie Le Pen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 25 abr (Lusa) -- O pai da candidata da extrema-direita à presidência francesa disse hoje que Marine Le Pen fez uma campanha "demasiado descontraída".

Jean-Marie Le Pen, substituído pela filha em 2011 na presidência do partido Frente Nacional, declarou à rádio France Inter que ele teria feito uma campanha ao "estilo de (presidente norte-americano Donald) Trump", que teria sido "muito agressiva contra aqueles que são responsáveis pela decadência do país".

Várias vezes condenado por antissemitismo e racismo, Jean-Marie Le Pen e Marine tiveram fortes discordâncias políticas.

Em 2015, Marine Le Pen afastou o pai da Frente Nacional por ele recusar abandonar as provocações antissemitas, após ter passado anos a distanciar-se do discurso mais radical de Jean-Marie para conquistar o eleitorado.

Candidato à presidência em 2002, Jean-Marie Le Pen passou à segunda volta com apenas menos três pontos percentuais que Jacques Chirac, mas acabou batido pelo histórico político de direita, por 82,2% contra 17,7%.

Marine Le Pen passou à segunda volta das presidenciais francesas com 21,30% dos votos, atrás do candidato centrista Emmanuel Macron que obteve com 24,01%. Pouco menos de um milhão de votos separaram os dois candidatos que vão disputar o Eliseu a 7 de maio.

PAL // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Nova polémica na Eurovisão. Vários detidos em protesto no exterior da Malmö Arena

Várias pessoas foram detidas este sábado, no exterior da Malmö Arena, onde decorre a final do 68.º Festival Eurovisão da Canção, na Suécia, durante os protestos contra a participação de Israel no concurso, que reuniram milhares de pessoas.

Representante dos Países Baixos suspenso da Eurovisão

A União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) suspendeu os Países Baixos dos ensaios do 68.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Malmö, na Suécia, devido a um "incidente" com o representante daquele país no concurso.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.