Portugal Fashion recebe dezenas de reportéres e 'bloggers' de todo o mundo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 mar (Lusa) - Jornalistas vindos do México, Argentina, Brasil, Reino Unido, Itália ou Espanha compõem a comitiva de cerca de 50 repórteres internacionais e 'bloggers' que se deslocou ao Porto, para fazer a cobertura da 40.ª edição do Portugal Fashion (PF).

Entre as cerca de 300 acreditações concedidas na 40.ª edição do Portugal Fashion, destaca-se o número cada vez maior de repórteres internacionais acreditados para o evento e de 'bloggers', alguns com mais de 200 mil seguidores, nas redes sociais, que garantem a divulgação "em novos canais de comunicação", avançou à Lusa Adelino Costa Matos, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), organismo responsável pelo PF.

"O fenómeno da blogosfera contribuiu positivamente para o incremento de acreditações para o Portugal Fashion e, consequentemente, para a divulgação do evento pelos cinco continentes. Um movimento que, de alguns anos a esta parte, se tem profissionalizado", acrescentou Adelino Costa Matos.

Os 'bloggers' que pedem acreditação são "sempre na casa das centenas", mas o Portugal Fashion procura acreditar os "mais capazes", "os mais seguidos", "os influenciadores", explicou o presidente da ANJE.

"O interesse mediático suscitado pelo Portugal Fashion é hoje o melhor barómetro que temos para avaliar o sucesso do projeto de moda nacional", realçou Adelino Costa Matos, referindo que há também cada vez mais pedidos de acreditação de órgãos generalistas e especializados em temáticas diversas como por exemplo economia, porque "moda é negócio" e o "caminho internacional" de um projeto iniciado em 1999.

Hoje é o terceiro dia da 40.ª edição do Portugal Fashion, evento que termina no próximo sábado, dia 25, na Alfândega do Porto, com o desfile de 'designer' Miguel Vieira.

O Portugal Fashion 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Na lista de operações aprovadas deste fundo, pode ler-se que teve um "total aprovado de oito milhões", para o triénio 2015/2017.

Como explicou o presidente da ANJE ao jornal económico digital ECO, o apoio dos fundos comunitários serve para "alavancar um investimento de 15,97 milhões de euros".

Os criadores e marcas que habitualmente participam no Portugal Fashion representam uma faturação anual de cerca de 500 milhões de euros, montante que resulta em 65% a 70% de exportações.

As marcas Miguel Vieira ou Luís Onofre, por exemplo, têm anos de fazer "mais de um milhão de euros de resultados líquidos" e passam "largamente os dez milhões de euros de exportações", disse à agência Lusa o vice-presidente ANJE, Marco Galinha.

CCM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.