Portugal vai organizar em 2014 os primeiros Europeus de canoagem de mar

| Desporto
Porto Canal / Agências

Praga, 23 nov (Lusa) -- Portugal ganhou hoje a organização do primeiro Campeonato da Europa de canoagem de mar (surfski), em agosto de 2014, após ter promovido este ano a estreia internacional desta especialidade em termos de mundiais.

Em agosto, os primeiros Mundiais da história decorreram entre Esposende e Vila do Conde e em 2014 os Europeus poderão repetir o figurino, disse à agência Lusa Mário Santos, que este fim de semana está em Praga no congresso da Associação Europeia de Canoagem (ECA).

"Entre Mundiais e europeus, esta é a sétima prova que a minha equipa conseguiu trazer para Portugal em nove anos de mandato. Assumo que é um feito notável, mas só é possível pela confiança e certeza internacional da qualidade do nosso trabalho", comentou.

Segundo Mário Santos, esta é uma "nova excelente oportunidade de Portugal potenciar o turismo desportivo e, neste caso, despertar para uma nova realidade e vertente da economia de mar".

A prova, que englobará também a Taça Europeia de masters, deverá contar com perto de 30 países e mais de 300 canoístas.

Em 2009, Portugal organizou o Campeonato do Mundo de maratonas em Crestuma, Vila Nova de gaia, em 2012 os Europeus de velocidade sub-23 e júnior em Montemor o Velho, onde decorreu o europeu absoluto já este ano.

Também em 2013, a federação de canoagem promoveu os Europeus de maratonas em Prado, Vila Verde, e os primeiros Mundiais de canoagem de mar, entre Esposende e Vila do Conde.

Em 2014 irá organizar então os Europeus de canoagem de mar e em 2015 os Mundiais sub-23 e júnior de velocidade, ano em que também promove uma das três etapas da Taça do Mundo desta especialidade olímpica.

Estas provas já não vão decorrer sob e égide de Mário Santos, que vai deixar a presidência da Federação Portuguesa de Canoagem devido a "motivos pessoais e profissionais", factos que já o levaram a formalizar a saída da vice-presidência do Comité Olímpico de Portugal e da chefia de Missão ao Rio2016, depois de a ter assumindo em Londres2012.

A 07 de dezembro Vítor Félix deverá assumir a presidência da federação, após apresentar lista única à sucessão de Mário Santos, acompanhado de José Carlos Sousa e Ricardo Machado, da atual equipa.

RBA // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.