Câmara de Gaia começa em março obras na rede viária no valor de 5ME

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 20 fev (Lusa) - A câmara de Gaia vai investir cinco milhões de euros em reabilitação de rede viária, num conjunto de arruamentos cujas intervenções têm início em março e se estendem ao longo do ano, informou hoje o vice-presidente Patrocínio Azevedo.

Em causa está um conjunto de intervenções que engloba obras em todas as freguesias, sendo o segundo pacote semelhante aprovado este mandato, totalizando um investimento de 10 milhões de euros.

Esta tarde, numa reunião de câmara conduzida pelo vice-presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, foi aprovado por unanimidade a celebração de Acordos Quadro que na prática se materializam em concursos para empreitadas para pavimentação, arranjos, passeios, entre outras obras.

Em declarações à agência Lusa, Patrocínio Azedo explicou que o primeiro pacote de obras começou a ser executado em finais de 2015, estando atualmente 98% realizado.

Na mesma reunião foi também aprovada uma Unidade de Execução com vista a permitir uma permuta de terreno na freguesia de Canidelo, tratando-se exatamente do espaço que acolhe o clube de futebol local.

O Sport Clube Canidelo "vive" num terreno da Junta de Freguesia de Canidelo, espaço doado pela família Marques Gomes, uma família que tem o nome associado a muitos arruamentos e edifícios naquela localidade.

A aprovação desta unidade de execução é, na prática, explicou Patrocínio Azevedo, "um formalismo que decorre de um processo e compromisso antigo", traduzindo-se na possibilidade dos proprietários realizarem uma permuta de terrenos sem que o Canidelo deixe de ter instalações.

O campo, que atualmente não tem as condições desejáveis, será construído de raiz num terreno mais atrás face à atual localização, sendo a empreitada da responsabilidade da família dona do terreno ou de um futuro investidor.

A Mercadona, uma cadeia espanhola de supermercados, já mostrou interesse no espaço, existindo a expectativa de que venha a criar cerca de 60 postos de trabalho, abrindo em finais de 2018.

"É uma mais-valia para a freguesia, para a câmara, para o clube e para a população. Existe ali atualmente um complexo com pouca dignidade e com a construção de um novo equipamento serão dadas melhores condições sobretudo aos atletas", explicou o vice-presidente.

Já no período antes da ordem do dia, na sequência da preocupação manifestada pelo vereador da oposição, o social-democrata, Firmino Pereira, quanto ao "atraso" no lançamento de concurso para a segunda fase de obras no hospital de Vila Nova de Gaia, Patrocínio Azevedo disse ter "boas expectativas".

"A abertura do concurso deverá decorrer durante o mês de março", apontou já à margem da sessão.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.