Quatro projetos portugueses entre os finalistas ao Edifício do Ano 2017 da Archdaily

Quatro projetos portugueses entre os finalistas ao Edifício do Ano 2017 da Archdaily
| Norte
Porto Canal com Lusa

Quatro projetos portugueses estão entre os finalistas do Prémio Edifício do Ano 2017, promovido pela plataforma internacional Archdaily, cujo vencedor deverá ser conhecido no dia 07 de fevereiro, segundo a organização dedicada à arquitetura contemporânea.

Nesta edição do galardão internacional, atribuído pelo público especializado da área da arquitetura que visita a plataforma norte-americana, os finalistas foram selecionados entre cerca de 3.000 projetos de todo o mundo, distribuídos por 14 categorias.

Nos projetos portugueses selecionados contam-se a Casa Cabo de Vila, da autoria do ateliê de arquitetura Spaceworkers (categoria "Casas"), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria de Luís Pedro Silva ("Arquitetura Pública"), a SH House de Paulo Martins, em Sever do Vouga (Reabilitação), e o projeto The Dovecote da autoria de AZO. Sequeira Arquitetos Associados, em Soutelo, ("Arquitetura de Pequena Escala") são os projetos portugueses finalistas ao ArchDaily Building of the Year(Edifício do Ano).

Do universo inicial de 3.000 mil projetos estava cerca de uma centena assinada por arquitetos portugueses na corrida ao galardão e os finalistas vão continuar a ser votados no sítio 'online' da Archdaily, pelo público, até segunda-feira, dia 06 de fevereiro, sendo os vencedores anunciados no dia seguinte.

Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma 'online' de informação e divulgação da arquitetura, com base em Nova Iorque, que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projetos que se destacam pela inovação espacial, social, material e técnica.

Os projetos finalistas são escolhidos por cada uma das 14 categorias, que abrangem áreas como desporto, cultura, hotelaria, casas, reabilitação, escritórios e espaços comerciais.

+ notícias: Norte

12 pessoas detidas por suspeitas de tráfico de droga em Famalicão

A PSP deteve sete homens e cinco mulheres em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, por alegado tráfico de estupefacientes, disse esta quarta-feira à Lusa fonte daquela polícia.

Militares da GNR atuavam como porteiro em jogos ilegais na Feira

Dois militares da GNR da Feira vão ser julgados por alegadamente terem colaborado na exploração de jogos de fortuna e azar em estabelecimentos situados naquele concelho do distrito de Aveiro, chegando a desempenhar funções de porteiro e de 'croupier'.

Águas do Douro e Paiva Investe 200 mil euros na renovação do Caudalímetro da ETA de Lever

A Águas do Douro e Paiva investiu cerca de 200 mil euros para substituir o maior caudalímetro da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Lever, em Vila Nova de Gaia, para evitar perdas de água, foi anunciado, esta quarta-feira.