Moçambique/Eleições: Frelimo vence em Gondola, MDM em vantagem na Beira e Quelimane

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 21 nov (Lusa) - A Frelimo, no poder em Moçambique, venceu as municipais em Gondola, no centro do país, onde já todos os votos foram contados, enquanto o MDM, oposição, lidera a contagem na Beira e em Quelimane, cidades que já governa.

Em Gondola, província de Manica, o primeiro município a fechar a contagem, o candidato da Frelimo alcançou 57% da votação, contra 47% do seu adversário do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Segundo a Rádio Moçambique, o MDM está a ter resultados assinaláveis em Maputo, a capital, e bastião da Frelimo, tendo o seu candidato, Venânco Mondlane, vencido em cinco assembleias de voto.

O partido da oposição lidera confortavelmente na Beira e em Quelimane, nas contagens parciais dos votos.

Na Beira, segunda cidade do país e capital da província de Sofala, Daviz Simango, do MDM, seguia na frente com o dobro dos votos do seu adversário, da Frelimo, Jaime Neto, quando estavam contadas 37 mesas de voto.

Em Quelimane, capital da província da Zambézia, Manuel de Araújo (MDM) leva igualmente uma vantagem, estimada no dobro dos votos, sobre o seu adversário da Frelimo, Henrique de Albuquerque, nos resultados provisórios de 10 assembleias de voto já fechadas.

Nos restantes 53 municípios que foram a votos, a Frelimo lidera nas contagens parciais já efectuadas, com exceção de Marromeu, onde o MDM tem vantagem, segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

LAS // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.