Tempestade tropical Zoraida entra nas Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 12 nov (Lusa) - A tempestade tropical Zoraida chegou a terra, hoje de manhã, na região de Davao Oriental, na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, com ventos máximos de 55 quilómetros por hora, informou o serviço meteorológico do país.

A tempestade move-se para noroeste a uma velocidade de 30 quilómetros por hora, esperando-se que chegue, na manhã de quarta-feira, à cidade de Iloilo, na ilha de Panai, por onde passou o tufão Haiyan há quatro dias.

As Nações Unidas estimaram em mais de dez mil as vítimas mortais provocadas pelo tufão, batizado de Yolanda pelas autoridades filipinas, segundo as quais o Haiyan afetou quase dez milhões de pessoas no país.

O mais recente balanço oficial, hoje divulgado, informa que há 1.744 mortos, contra os 255 contabilizados na segunda-feira. Segundo dados divulgados pelo Conselho para a Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, que continua com a lenta contagem das vítimas, registaram-se ainda 2.487 feridos.

Antes de o tufão chegar às Filipinas - o 24.º do ano - meteorologistas tinha alertado para a possibilidade de este ter um efeito mais devastador do que o tufão Bopha que, no ano passado, deixou um rasto de quase dois milhares de mortos e desaparecidos.

DM // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.