Sobe para 1.833 número de mortos nas Filipinas devido ao tufão

Sobe para 1.833 número de mortos nas Filipinas devido ao tufão
| Mundo
Porto Canal

As autoridades das Filipinas elevaram hoje para 1.833 o número de mortos causados pelo tufão Haiyan, que deixou um rasto devastador à sua passagem pelo país.

Os dados foram facultados pelo Conselho para a Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, órgão que prossegue com o lento processo de contagem das vítimas e que, no seu mais recente relatório, dá também conta de um universo de 2.623 feridos e de 84 desaparecidos.

O balanço coincide com o do Presidente filipino, Benigno Aquino, que, numa entrevista à CNN, calculou o número de mortos entre os 2.000 e os 2.500, um valor muito inferior às estimativas avançadas por governos locais e organizações como a ONU, as quais temem que haja cerca dez mil vítimas mortais.

"Creio que dez mil é demasiado", disse Benigno Aquino, para quem as autoridades locais que facultaram as estimativas o fizeram muito cedo.

No total, as Nações Unidas estimam que o tufão tenha afetado mais de 11 milhões de filipinos, dos quais perto de 673 mil foram deslocados.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.