ONU vai lançar novo apelo de ajuda urgente às Filipinas devido a tufão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 12 nov (Lusa) - As Nações Unidas vão lançar hoje um novo apelo de ajuda urgente com o objetivo de angariar fundos para ajudar as Filipinas a recuperar depois da passagem do tufão Haiyan, que terá causado mais de dez mil mortos.

A responsável pelas Operações Humanitárias da ONU, Valerie Amos, deslocou-se às Filipinas para liderar um apelo de ajuda monetária, informaram oficiais, citados pela agência AFP, salientando que a escala da devastação registada naquele arquipélago exige esforços de emergência.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, congratulou-se com a ajuda já oferecida às Filipinas por vários países, como o Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, mas observou que as contribuições "deverão expandir-se urgentemente nos próximos dias" dados os enormes danos causados pelo Haiyan.

Este tufão foi das maiores tempestades já registadas e destruiu, na sexta-feira, localidades inteiras no centro das Filipinas.

As autoridades locais enfrentam escassez de comida, água e abrigos para as vítimas.

PNE // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.