Sequestradores de médico furtaram antes três viaturas e uma motorizada em Portugal

| Norte
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, 08 nov (Lusa) - Os elementos suspeitos de terem sequestrado um médico de Arcos de Valdevez, que estão a ser procurados na Galiza, furtaram antes, também em Portugal, mais três automóveis e uma motorizada, disse à Lusa fonte policial.

Durante o dia de quinta-feira foram furtados em Paredes de Coura por estes suspeitos, segundo fonte da GNR, duas viaturas da marca Renault e do mesmo modelo (Clio) e uma motorizada.

Ainda antes do sequestro do médico, que envolveu também a fuga com a viatura de gama alta em que este se fazia transportar - à porta de um supermercado em Arcos de Valdevez pelas 21:00 de quinta-feira -, a GNR registou o furto de um outro veículo, de marca Fiat, neste caso em Valença.

Esta última viatura seria abandonada no parque de estacionamento onde abordaram o médico, obrigando-o a entrar na sua viatura, de marca Mercedes e na qual fugiram em direção a Espanha, permanecendo com paradeiro desconhecido.

Entretanto, foi recuperada pela GNR, em Paredes de Coura, uma das viaturas de marca Renault e a motorizada, que tinham furtado na quinta-feira.

Segundo as autoridades policiais portuguesas, no momento da abordagem ao médico em Arcos de Valdevez - que permanecerá sequestrado por este grupo -, estariam três suspeitos no local, dois espanhóis e um português.

Nas operações que se realizam desde a madrugada na Galiza, junto à fronteira de Valença, as autoridades policiais daquele país têm referido, divulgando mesmo as fotografias dos suspeitos, dois homens espanhóis, armados, com cadastro e considerados "muito perigosos".

Fonte da GNR confirmou entretanto à Lusa que foi recuperada em Valença, na quarta-feira, uma motorizada utilizada por estes espanhóis num dos dois assaltos que terão levado a cabo, nos últimos dias, em diferentes postos de abastecimento de localidades galegas junto à fronteira com Portugal.

A Guardia Civil está à procura dos dois suspeitos espanhóis e da viatura do médico português, mantendo operações de controlo na estrada e na fronteira.

Familiares do médico português, com mais de 60 anos e que reside em Arcos de Valdevez, estão junto à fronteira a colaborar com as investigações, que envolvem ainda a Polícia Judiciária portuguesa.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.