Advogado de Ruben Cavaco pede consulta do processo e quer colaborar com MP

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 ago (Lusa) - O advogado de Ruben Cavaco, o jovem agredido violentamente na passada quarta-feira, em Ponte de Sor, já pediu a consulta do processo e manifestou a intenção de colaborar com o Ministério Público, disse hoje o próprio à agência Lusa.

Santana-Maia Leonardo admitiu à Lusa desconhecer se os dois gémeos de 17 anos, filhos do embaixador do Iraque e suspeitos da agressão a Ruben Cavaco, invocaram ou não imunidade diplomática quando foram levados para serem ouvidos e identificados pela GNR.

O advogado afastou para já a possibilidade de apresentar qualquer acusação particular contra os autores, por considerar que se trata de um "crime público" e, como tal, compete ao Ministério Público (MP) avançar com o caso. Todavia, manifestou a intenção de colaborar com o MP, na descoberta da verdade dos factos.

"Já pedi a consulta do processo", sublinhou Santana-Maia Leonardo à agência Lusa, precisando que aquele "não está parado", mas observando que a "justiça é mais lenta do que a comunicação social".

Sem revelar outras diligências para não comprometer a sua estratégia jurídica, o advogado transmitiu a ideia de que a tese de legítima defesa alegadamente invocada pelos gémeos iraquianos não colhe, porque a legítima defesa é uma coisa imediata e espontânea e a agressão a Ruben Cavaco ocorreu horas depois dos desentendimentos entre os jovens.

"Legítima defesa é no próprio momento" e não depois, argumentou.

Santana-Maia Leonardo precisou que o processo da agressão a Ruben Cavaco, que se encontra hospitalizado em Santa Maria, Lisboa, está no tribunal de Ponte de Sor, mas admitiu que, dado a gravidade dos factos, o caso possa vir a transitar para o Tribunal de Portalegre, após as alterações introduzidas ao mapa judiciário.

Quanto aos pais de Ruben Cavaco, o advogado limitou-se a dizer que estão a "viver a situação com grande intensidade".

Na última quarta-feira, Ruben Cavaco foi agredido em Ponte de Sor e sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Santana-Maia Leonardo disse à agência Lusa que o jovem saiu hoje de manhã dos cuidados intensivos, adiantando que, agora, o jovem será submetido a uma "avaliação neurológica".

Os dois rapazes suspeitos da agressão são filhos do embaixador iraquiano, Saad Mohammed Ali, e têm imunidade diplomática.

A imunidade diplomática é uma forma de imunidade legal que assegura às missões diplomáticas inviolabilidade e, aos diplomatas, salvo-conduto, isenção fiscal e de outras prestações públicas, assim como de jurisdição civil e penal e de execução.

A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas prevê também no artigo 9.º que o "Estado acreditador" possa, a qualquer momento, "e sem ser obrigado a justificar a sua decisão, notificar ao 'Estado acreditante' que o chefe de missão ou qualquer membro do pessoal diplomático da missão é 'persona non grata'".

Na segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu pedir ao Iraque que renuncie à imunidade diplomática dos filhos do embaixador iraquiano em Portugal, suspeitos de agredirem um jovem em Ponte de Sor, se essa diligência for solicitada pela justiça.

O embaixador do Iraque em Lisboa foi entretanto convocado a Bagdade, pelo ministério iraquiano dos Negócios Estrangeiros, avançou hoje a imprensa do seu país.

FC/CP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.