Filhos do embaixador do Iraque afirmaram não ter invocado imunidade diplomática

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 ago (Lusa) -- Os filhos do embaixador iraquiano suspeitos de agredirem um jovem em Ponte de Sor afirmaram hoje que colaboram com a polícia sem terem invocado imunidade diplomática e que permanecerão em Portugal até à resolução da questão.

"Não diria que estamos acima da lei, porque respeitamos todos os procedimentos policiais, ainda que não o tivéssemos de fazer, poderíamos ter invocado imunidade diplomática e não teríamos de responder a qualquer interrogatório ou investigação", sublinhou um dos filhos do embaixador iraquiano em entrevista à SIC.

Na quarta-feira, um jovem de 15 anos foi agredido em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde se encontra internado em estado considerado grave.

"Queremos ver o Ruben [nome do jovem agredido] recuperar e pessoalmente a nossa família e a embaixada iraquiana rezamos todos pela sua recuperação. Até que a situação se resolva não vamos a lado nenhum", disse um dos irmãos na entrevista à SIC, a ser divulgada na terça-feira.

O jovem referiu também que o que aconteceu em Ponte de Sor "acontece todos os dias em Portugal".

"Não diria que sou uma vítima do Ruben ou que o Ruben é uma vítima minha, mas diria que somos vítimas das circunstâncias, que facilmente acontecem em Portugal", disse.

Para o jovem, o caso tem recebido muita atenção e a imprensa está a aproveitar-se do caso, acabando por "incitar as pessoas" contra ele e o irmão.

Num comunicado conhecido hoje, a embaixada do Iraque em Lisboa alega que os filhos do embaixador agiram em legítima defesa, depois de terem sido "severamente espancados" e insultados por seis pessoas em Ponte de Sor.

"Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal foram severamente espancados por seis pessoas, que os agrediram e insultaram por serem árabes e muçulmanos", lê-se num comunicado, em árabe, publicado na página da embaixada iraquiana na Internet, dentro do 'site' oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Iraque.

MSE (SV/JRS) // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.