Fogo em Arouca baixou para duas pequenas frentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Arouca, Aveiro, 12 ago (Lusa) - O incêndio que lavra há mais de três dias em Arouca, no distrito de Aveiro, baixou de quatro para "duas pequenas frentes", disse à Lusa fonte dos bombeiros.

"Neste momento, temos cerca de 80% do incêndio em resolução", afirmou o comandante Operacional Distrital de Santarém, Mário Silvestre, que está a coordenar os trabalhos no local.

Segundo o mesmo responsável, o fogo tem "duas pequenas frentes a progredir com muito pouca intensidade", numa zona sem acessos, pelo que os bombeiros vão apenas "fazer vigilância e trabalhos de consolidação nessa zona" durante a madrugada.

A manterem-se as atuais condições, o comandante prevê que durante a manhã de sexta-feira o incêndio fique dominado, com a ajuda dos meios aéreos e das máquinas de rasto.

No local, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na Internet, atualizada às 01:00, permanecem 306 operacionais e 97 viaturas.

O fogo que começou às 14:35 de segunda-feira nas freguesias de Janarde e Covelo de Paivó, em Arouca, destruiu uma casa, três viaturas e uma parte dos passadiços do Paiva, uma estrutura que atrai milhares de visitantes e que já tinha sido atingida pelas chamas há cerca de um ano.

Além de Arouca, o distrito de Aveiro tem mais quatro incêndios que fazem parte da lista de "ocorrências importantes" destacadas pela ANPC (com mais de três horas e mais de 15 meios de socorro).

O incêndio no concelho de Águeda, no distrito de Aveiro, que está a lavrar há quase quatro dias, é o que mobiliza mais meios - 337 operacionais e 103 viaturas.

Em declarações à Lusa, o comandante Operacional de Agrupamento Sul, Elísio Oliveira, disse que o incêndio mantém quatro frentes ativas, com diferentes linhas de fogo, em diferentes locais.

"É uma área muito extensa e, portanto, isto obriga aqui a muito trabalho face à dispersão à orografia do terreno, ao vento que se faz sentir", adiantou o mesmo responsável, adiantando que o combate "decorre favoravelmente".

Elísio Oliveira destacou ainda que a população "tem sido irrepreensível na forma como tem auxiliado os bombeiros no combate às chamas".

"Esperamos ainda no decorrer da noite ou durante o dia de amanhã [sexta-feira] ter aqui notícias favoráveis", concluiu.

Em Anadia, estão 331 operacionais e 98 veículos a combater um fogo que começou às 02:30 de quarta-feira.

Ainda no distrito de Aveiro, estão a lavrar desde quarta-feira mais dois incêndios nos concelhos de Vale de Cambra de Castelo de Paiva, que mobilizam, no seu conjunto, 136 operacionais e 40 veículos.

JYDN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias.