Plano Distrital de Emergência do Porto prolongado até domingo

Plano Distrital de Emergência do Porto prolongado até domingo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) decidiu hoje prolongar o Plano Distrital de Emergência (PDE) até às 20:00 de domingo, acompanhando o alerta laranja nacional, disse hoje presidente daquela entidade.

Em declarações à Lusa, o presidente da CDPC, Marco Martins, recordou que as previsões apontam para uma manutenção das temperaturas nos próximos dias e lembrou que "só hoje no Porto já vai em 100 ocorrências".

No domingo, o PDE vai voltar a ser reavaliado, "em função daquilo que forem as condições meteorológicas, o número de ocorrências até lá e também o estado dos meios e dos homens".

De acordo com o também presidente da Câmara Municipal de Gondomar, há neste momento três situações significativas no distrito (Baião, Lousada e Santo Tirso), mas que "não oferecem grande preocupação porque estão, segundo informações do Comando Distrital de Operações de Socorro, a ficar resolvidas".

Questionado sobre as vantagens que o PDE acarreta, Marco Martins sublinhou que sem a ativação deste plano "provavelmente não haveria no distrito do Porto pelotões militares como neste momento há quatro a acompanhar as operações de rescaldo e vigilância".

Na terça-feira, a CDPC do Porto já havia decidido prolongar até hoje o PDE, cuja ativação inicial foi inédita no distrito.

O comandante nacional da Proteção Civil pediu hoje à população que siga "rigorosamente" as instruções das autoridades, considerando que o período de incêndios que se está a atravessar é de "gravidade significativa".

"Sigam rigorosamente as instruções das autoridades, nomeadamente através dos seus serviços municipais de proteção civil", recomendou o comandante nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura, em declarações aos jornalistas.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.