Presidente do Governo dos Açores considera que a decisão da Comissão Europeia transmite confiança no país

| Política
Porto Canal com Lusa

Angra do Heroísmo, Açores, 27 jul (Lusa) -- O presidente do Governo Regional dos Açores considerou hoje que a decisão da Comissão Europeia de recomendar a suspensão da multa a Portugal transmite confiança na capacidade que o país tem de defender os seus interesses.

"Este é um dia de confiança porque permite, no fundo, ao contrário de alguns cavaleiros do Apocalipse que hoje se veem sem montada e apeados, demonstrar a capacidade de efetivamente podermos ter, da parte do relacionamento que existe com a União Europeia, a defesa inequívoca, clara e com sucesso daqueles que são, não apenas os interesses presentes do nosso país, mas sobretudo a defesa do sentido dos sacrifícios que o povo português fez ao longo destes últimos anos", frisou.

Vasco Cordeiro falava hoje, em Angra do Heroísmo, à margem da assinatura de um protocolo entre o Governo da República e o Governo Regional, com vista ao processo de certificação do aeroporto das Lajes para a utilização permanente pela aviação civil.

Segundo presidente do Governo Regional e líder do PS/Açores, Portugal teve a "competência" para fazer valer os seus interesses e para "fazer valer a razão e o mérito daquelas que têm sido as posições e daquele que tem sido o comportamento que o país tem tido ao longo desta turbulência que nos tem afetado".

Para Vasco Cordeiro, a decisão da Comissão Europeia reforçou a confiança no funcionamento das instituições e contribuiu para que os portugueses se sintam mais integrados numa União Europeia "que se quer cada vez mais atenta, mais próxima e no fundo mais sensível a esta diversidade que a compõe".

A Comissão Europeia decidiu hoje recomendar a suspensão da multa a Portugal no quadro do processo de sanções devido ao défice excessivo e apresentará posteriormente uma proposta sobre a suspensão de fundos, anunciou o vice-presidente Valdis Dombrovskis em Bruxelas.

CYB// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".