Ministro do Planeamento diz que a suspensão da multa a Portugal pode acelerar investimento

| Política
Porto Canal com Lusa

Angra do Heroísmo, Açores, 27 jul (Lusa) - O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, considerou hoje que a decisão da Comissão Europeia de recomendar a suspensão da multa a Portugal poderá contribuir para acelerar o investimento no país.

"É também um dia bom para a nossa economia, para a confiança das empresas, dos investidores nos investimentos que farão em Portugal e que eu acredito que são muitos a ajuizar pelas candidaturas que temos tido aos fundos comunitários, que bateram todos os recordes nos últimos concursos", frisou.

Pedro Marques falava, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, nos Açores, à margem da assinatura de um protocolo entre o Governo da República e o Governo Regional, com vista ao processo de certificação do aeroporto das Lajes para a utilização permanente pela aviação civil.

Para o governante, a decisão hoje conhecida poderá dar mais confiança aos investidores em Portugal.

"Acredito que as empresas neste ambiente de incerteza em que nos encontrávamos podiam ter algumas dúvidas sobre o avanço de alguns projetos de investimento. Acho que esta decisão também tem todas as condições para ser uma decisão positiva para acelerar os processos de investimento", adiantou.

Segundo o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, a aplicação de multas a Portugal "teria tido efeitos danosos" para a economia portuguesa e "seria completamente injustificada" face aos esforços feitos no passado e aos que se continuam a fazer.

"Os portugueses permanecem um pouco mais europeus com esta decisão que é uma decisão que reconhece os esforços enormes dos portugueses e é uma decisão que não é insensível a estes esforços", frisou.

Para Pedro Marques, houve "muita especulação" nas últimas semanas, mas sempre existiu "estabilidade" e "confiança no futuro" do lado da coligação que suporta o Governo.

"Eu diria que mais do que a questão da instabilidade política, havia realmente muita incompreensão quanto a esta situação que agora felizmente ficou ultrapassada", salientou.

A Comissão Europeia decidiu hoje recomendar a suspensão da multa a Portugal no quadro do processo de sanções devido ao défice excessivo e apresentará posteriormente uma proposta sobre a suspensão de fundos, anunciou o vice-presidente Valdis Dombrovskis em Bruxelas.

CYB// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.