Mota Soares confirma pagamento de metade dos subsídios em duodécimos no privado em 2014

Mota Soares confirma pagamento de metade dos subsídios em duodécimos no privado em 2014
| Economia
Porto Canal

O ministro do Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, confirmou hoje que os trabalhadores do setor privado poderão optar por receber o pagamento de metade dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos em 2014.

"Manteremos em 2014 a possibilidade do pagamento em duodécimos dos subsídios de férias e de Natal aos trabalhadores do setor privado", afirmou o Ministro Mota Soares no final de uma reunião em sede de concertação social.

Mota Soares referiu que o Governo foi "sensível" às preocupações manifestadas pelos parceiros sociais.

"No caso do setor privado, isto só acontece a pedido do próprio trabalhador", à semelhança do que aconteceu já em 2013.

O anúncio de Mota Soares tinha já sido confirmado pelos parceiros sociais no final deste encontro, no qual marcaram presença, nomeadamente, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro da Economia, Pires de Lima.

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, lembrou que é defensor de "um regime único" para todos os trabalhadores, mas subscreve que seja mantida a prática de 2013, uma vez que as empresas já se adaptaram a este sistema.

Na prática, no setor privado mantém-se assim o regime aplicado este ano, que dá a possibilidade aos trabalhadores de escolherem o pagamento de metade dos subsídios (de Natal e de férias) em duodécimos.

Também o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, confirmou a decisão do Governo de prorrogar o pagamento dos subsídios em duodécimos por opção do trabalhador, lembrando no entanto que defende "um regime único" para todos os trabalhadores.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.