Número de aposentados no Estado cai 1,5% em 2013 para 18.241 pessoas - CGA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - O número de funcionários públicos que vão passar para a reforma em 2013 caiu 1,5% face a 2012, num total de 18.241 novos aposentados, segundo contas feitas pela agência Lusa com base nas listas divulgadas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Ao longo deste ano, os meses de novembro e dezembro são os que registam uma maior saída para aposentação, num total de 4.111 saídas por esta via.

Numa comparação homóloga, há em 2013 menos 293 funcionários públicos a cessar funções com o Estado por via da aposentação, uma quebra de 1,5% face ao ano passado, com 18.534 aposentados.

Na origem desta subida nos últimos dois meses do ano poderá estar o diploma que prevê o regime de convergência de pensões entre o setor público e o setor privado, que foi aprovado no parlamento e permanece no parlamento a fim de ser enviado ao Presidente da República.

Já em 2012, o número de funcionários públicos que passaram para a reforma caiu 7,6% face a 2011, para um total de 18.534 aposentados, menos 1.516 funcionários públicos que passaram para a reforma, face ao ano de 2011 (com 20.050 aposentados).

Em 2011 e 2012 entraram em vigor novas regras que aumentaram a penalização aplicada às reformas antecipadas.

Também no ano passado houve um aumento da idade da reforma na função pública, que passou dos 63 anos e meio para os 65, em vez dos 64 anos anteriormente previstos, com alterações na respetiva fórmula de cálculo das pensões.

SMS/RCR/ICO // VC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.