Secretário-geral da ONU condena atentado no aeroporto de Istambul

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, 29 jun (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou o atentado perpetrado na terça-feira no aeroporto de Istambul, que fez pelo menos 36 mortos, e pediu uma maior cooperação internacional no combate ao terrorismo.

Em comunicado, Ban Ki-moon condenou o "ataque terrorista" e manifestou o seu "profundo pesar e condolências" aos familiares das vítimas e ao governo e povo da Turquia.

O secretário-geral da ONU afirmou esperar que os autores do crime sejam identificados e levados à justiça.

No mesmo comunicado, destacando "manter-se firme ao lado da Turquia contra esta ameaça", Ban Ki-moon sublinhou "a necessidade de se intensificar os esforços de cooperação regional e internacional para combater o terrorismo e o extremismo violento".

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou para uma luta internacional conjunta contra o terrorismo depois daquele que foi o quarto atentado mortal registado em Istambul desde o início do ano.

Segundo o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, os primeiros indícios apontam o grupo extremista Estado Islâmico (EI) como o responsável pelo triplo atentado suicida.

A televisão pública turca TRT indicou que o atentado foi perpetrado por três suicidas perto das 21:30 locais (20:30 em Lisboa) de terça-feira, na entrada do terminal de saída do aeroporto.

O aeroporto internacional Atatürk é o maior da Turquia e um dos que tem mais trânsito no mundo.

DM (MSE) // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.