Saída do Reino Unido é muito triste, mas 2016 vai ser o melhor ano de sempre - APAVT

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jun (Lusa) - A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) classificou hoje a saída do Reino Unido da União Europeia como uma "notícia muito triste", mas mesmo assim acredita que 2016 vai ser "o melhor ano de sempre".

"A Inglaterra é o nosso maior mercado, estamos muito expostos", lamentou o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, em declarações à Lusa, salientando que, em termos de turismo, Portugal vai ser o país mais afetado pela desvalorização da libra porque sai mais caro aos ingleses virem de férias para o mercado português.

Ressalvando que neste momento qualquer comentário peca por ser prematuro, por não estar ainda definido o calendário de saída do Reino Unido e os respetivos procedimentos, o presidente da APAVT disse que, apesar de ainda não saber se a notícia vai ser uma catástrofe para o turismo nacional, tem "perfeita noção" que o turismo português recebeu hoje uma notícia muito triste.

"As notícias nunca poderão ser boas, isso sabemos, porque o turismo vive da proximidade, da solidariedade e da convivência dos povos, e o que foi decido no Reino Unido foi precisamente o contrário", defendeu, acrescentando que "estes processos de afastamento são contra o turismo".

Questionado sobre as vantagens da desvalorização da libra para os turistas portugueses, o presidente da APVT reconheceu que comer nos restaurantes e dormir nos hotéis do Reino Unido vai ser mais barato para os portugueses.

Os eleitores britânicos decidiram quinta-feira que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

VP// ATR

Lusa

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.