Bolsas europeias continuam em baixa, mas Londres abranda e Madrid acentua perdas

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- As bolsas europeias continuavam hoje a meio da tarde em forte queda, mas com a de Londres a abrandar as perdas e Espanha a acentuar a queda, depois dos britânicos terem decidido em referendo sair da União Europeia.

Depois de conhecidos os resultados, os mercados arrancaram esta manhã a afundar, tendo-se mantido em queda nas duas primeiras horas de negociação.

Cerca das 13:55 em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a cair 8,50% para 2.779,65 pontos.

Os principais índices das bolsas de Londres e Madrid estavam a registar decréscimos de 3,80% e 12,13%, respetivamente, depois de terem registado perdas de 8% e 10%.

Depois de não terem conseguido formar governo na sequência das eleições de 23 de dezembro do ano passado, os espanhóis vão de novo às urnas no próximo domingo.

À mesma hora, as bolsas de Paris, Frankfurt e Milão estavam a cair 8,17%, 6,74% e 10,52%, respetivamente.

Em Lisboa, o PSI20 estava a perder 6,98% para 4.362,79 pontos.

Na sequência do resultado do referendo, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje a intenção de se demitir em outubro.

Falando à imprensa à porta da sede do Governo, David Cameron afirmou que, depois da vitória do "Sair" com 52%, o país precisa de uma nova liderança.

O preço do barril de petróleo Brent abriu hoje também em queda de 6,5% e situou-se abaixo dos 47,50 dólares por barril a meio do dia em Singapura.

A decisão dos britânicos de abandonar a UE provocou também uma forte queda da libra, até aos 1,366 dólares, arrastando o euro que se cotava nos 1,10 dólares.

A oriente, o índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou com uma queda de 1.286,33 pontos, equivalente a 7,92%, situando-se nos 14.952,02 pontos.

O segundo indicador da bolsa japonesa, o Topix, que agrupa os valores da primeira sessão, perdeu 94,23 pontos, cerca de 7,26%, encerrando nas 1.204,48 unidades.

A bolsa de Tóquio chegou a perder mais de 8,0%, com as ações das principais empresas, como a Toyota e a SoftBank, a caírem a pique, quando os resultados sobre o referendo no Reino Unido começaram a dar como certa a vitória do 'Brexit'.

Também a Bolsa de Hong Kong caiu hoje mais de 5,0% lançando o pânico nos mercados asiáticos após o anúncio da escolha dos britânicos, com o índice composto de Hang Seng a perder 1,067.34 pontos, para os 19,801.00 pontos.

O governador do Banco de Inglaterra (BoE), Mark Carney, declarou que a instituição está pronta para injetar 250 mil milhões de libras esterlinas (326 mil milhões de euros) de fundos adicionais, depois da vitória do 'Brexit'.

Além desta injeção para assegurar a liquidez suficiente para o funcionamento dos mercados depois da vitória do 'Brexit', o banco central britânico "também está disposto a fornecer liquidez considerável em divisas estrangeiras em caso de necessidade", adiantou Carney, numa intervenção transmitida pela televisão.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%, mantendo-se ao início da tarde com perdas entre os 4% e os 10%.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

MC (ICO/MDR/RCP) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.